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Prêmio CX ClienteSA

1ª Edição - 2024

Introdução

Com propósito de trazer um reconhecimento às melhores práticas na experiência do cliente, com uma avaliação no nível de maturidade das práticas, este Prêmio CX ClienteSA traz uma evolução nos modelos de premiação desenvolvidos atualmente no País, com a expectativa de chegar a um modelo global. 

O modelo que chega à prática, para trazer contribuição efetiva para o negócio, é resultado de parceria com o ICXI – International Customer Experience Institute e a V2 Consulting, representante exclusiva do ICXI no Brasil. E está baseado em um processo e metodologia customizado a partir de padrões internacionais do ICXI, dentro do propósito de reconhecer as empresas cujas práticas de gestão estão orientadas para o cliente.

Neste prêmio, a empresa concorre contra ela mesma na busca pelo melhor Score de Maturidade em Experiência do Cliente, podendo estabelecer metas crescentes ou adequadas para suas estratégias de negócio. 

Assim, vamos além de um prêmio. Iniciamos a formação de uma base confiável de benchmarks em Experiência do Cliente no Brasil e estimulamos as empresas na busca da Acreditação/Certificação internacional em Experiência do Cliente pelo ICXI – International Customer Experience Institute. E damos um passo significativo para construir um modelo a ser adotado internacionalmente.

Missão & Valores

Reconhecer as práticas empresariais com elevado nível de maturidade em gestão da Experiência do Cliente e compartilhar padrões, referenciais e experiências que tornem as empresas mais competitivas em seus setores de atuação.

Transformar o Prêmio CX ClienteSA em referência nacional, latino-americana e global no reconhecimento e compartilhamento das melhores práticas empresariais em Gestão da Experiência do Cliente.

Objetivos

  • Reconhecer as empresas que efetivamente se orientam pelo cliente;
  • Constituir uma base confiável de benchmarks em gestão da Experiência do Cliente;
  • Contribuir para consolidar conceitos e uniformizar a visão empresarial sobre a abrangência do tema “Experiência do Cliente”;
  • Fazer com que o mero exercício de participação no prêmio, com preenchimento do Checklist de Maturidade, produza reflexões internas e contribua para a melhoria nas práticas atuais das empresas;
  • Incentivar a adoção dos padrões internacionais do ICXI – International Customer Experience Institute pelas empresas brasileiras;
  • Desmistificar e estimular a busca de Acreditação/Certificação Internacional em Experiência do Cliente e Experiência do Colaborador pelo ICXI – International Customer Experience Institute; 
  • Reconhecer o trabalho e os esforços dos profissionais para que suas empresas sejam centradas no cliente e se diferenciem a partir desta orientação;
  • Promover, compartilhar e divulgar as práticas de sucesso em gestão da Experiência do Cliente através dos canais e ações da ClienteSA.

Categorias

Ao preencherem o checklist de Maturidade em Experiência do Cliente, a empresa informará seu segmento/categoria principal, informação esta que será utilizada para composição de rankings:

Os segmentos/categorias principais são:

  1. Agricultura/Pecuária
  2. Bancos & Financeiras
  3. Comércio (Atacado/Varejo/Atacarejo)
  4. Construção Civil/Imobiliário
  5. Consultoria/Serviços Especializados
  6. Cultura/Entretenimento
  7. E-commerce
  8. Educação
  9. Indústria
  10. ONG
  11. BPO/Terceirização 
  12. Saúde
  13. Seguros/Previdência 
  14. Serviços Públicos/Governamentais
  15. Concessionárias                              
  16. Tecnologia
  17. Telecomunicações
  18. Transportes/Mobilidade
  19. Startup
  20. Outros.

Premiações

Todas as empresas participantes comporão um ranking dentro de suas categorias. No entanto, serão premiadas empresas por categoria, com base em seu Score de Maturidade em Experiência do Cliente.

Os prêmios a serem concedidos às empresas com as maiores pontuações, desde que alcancem a faixa mínima de pontuação (500 pontos), são:

  • PLATINA: Empresas com Score de Maturidade entre 900 e 1000 pontos;
  • OURO: Empresas com Score de Maturidade entre 800 e 899 pontos;
  • PRATA: Empresas com Score de Maturidade entre 650 e 799 pontos;
  • BRONZE: Empresas com Score de Maturidade entre 500 e 649 pontos.

Todas as empresas que alcançarem o mínimo de 500 pontos, independentemente de estarem entre as empresas melhores pontuadas, receberão um selo de Maturidade em Experiência do Cliente conforme a faixa de pontuação alcançada.

Condições gerais

Informações importantes para empresas interessadas e participantes do Prêmio CX ClienteSA:

  • Cada inscrição deverá estar relacionada a 1 escopo de avaliação, formado por produtos/serviços, pontos e canais de contato e jornada(s) sobre os quais a empresa responderá no Checklist de Maturidade em Experiência do Cliente;
  • A empresa terá acesso ao tutorial para preenchimento do Checklist de Maturidade em Experiência do Cliente após sua inscrição e deverá preencher totalmente o checklist para efetivar sua participação no processo de avaliação do prêmio. O não preenchimento do mesmo por completo até o prazo definido resultará na automática desclassificação da empresa, sem direito a restituição dos valores pagos;
  • O processo de avaliação será composto por uma etapa inicial de inscrição e preenchimento do Checklist de Maturidade em Experiência do Cliente, em um processo totalmente digital, quando será identificada a pontuação obtida. Nesta fase, se classificam todas as empresas que alcançarem, ao menos, 500 pontos, dos 1.000 pontos possíveis;
  • Caso haja empate na pontuação das empresas melhores classificadas após auditoria, o desempate se dará pela maior pontuação nestes critérios e nesta ordem:
  1. Resultados; 
  2. Pontos e Canais de Contato – Físicos e Digitais;
  3. Jornada do Cliente;
  4. Pessoas.
  • A classificação final será determinada através de um processo de auditoria/validação das informações incluídas. Para validar a pontuação das empresas participantes, seguiremos um agendamento prévio para uma vídeo conferência entre consultores da V2 Consulting e representantes das 3 empresas finalistas com maiores pontuações em suas categorias para esclarecimentos e apresentação de evidências que comprovem as informações fornecidas. A exibição de evidências será obrigatória para confirmação das pontuações. Quando não forem apresentadas as evidências solicitadas ou elas não atenderem plenamente ao requisito, os consultores da V2 Consulting ajustarão a resposta no checklist e a pontuação final do item auditado, alterando o score da empresa. Caso qualquer das 4 empresas inicialmente avaliadas tenha sua pontuação revisada e deixe de estar entre as 4 maiores pontuações, a V2 Consulting atualizará o ranking e incluirá na auditoria a empresa subsequente, com base em sua pontuação. Este processo se sucederá até que tenhamos, por categoria, as 4 maiores pontuações auditadas e validadas;
  • Para essa validação, a V2 Consulting enviará a agenda de reunião para o e-mail informado no tutorial/cadastramento, respeitando-se o cronograma estabelecido abaixo. A não presença de representante da empresa na data/horário agendado, implicará na automática desclassificação da empresa e inclusão da empresa subsequente no ranking para participar da fase final;
  • As reuniões de auditoria das informações e validação dos resultados terão duração máxima de 1 hora e 30 minutos e serão realizadas pelo Microsoft Teams. Esta reunião de auditoria será gravada e o arquivo será mantido para fins de esclarecimento/auditoria até o término do processo de auditoria e definição das vencedoras, sendo descartado posteriormente. Quando do comunicado do agendamento, a empresa será informada sobre as evidências que deverá apresentar aos consultores da V2 Consulting por compartilhamento de tela. Todos os pontos previamente indicados para apresentação de evidências deverão ser tratados na reunião agendada, não havendo opção de substituição destes pontos, adiamento ou pedido de reuniões posteriores/complementares. Nesta reunião, poderá a empresa incluir quantos colaboradores entender necessários para a adequada apresentação das evidências solicitadas.

Cronologia

Valores práticos

  1. Cada inscrição correspondente à avaliação de uma Jornada de Experiência do Cliente (1 escopo) e terá valor unitário de R$ 2.150,00 (dois mil, cento e cinquenta reais);

Para participar do evento de premiação, confraternização e entrega dos prêmios, será cobrado valor por mesa para 8 pessoas, no valor de R$ 12.230,00 (doze mil, duzentos e trinta reais).

Formas de pagto

Todos os valores envolvidos no processo de premiação deverão ser pagos diretamente à Grube & Associados.

Importante: o não pagamento de qualquer valor interromperá imediatamente o processo de avaliação e premiação, resultando na perda de todos os direitos e na tomada das ações cabíveis em lei para recuperação dos valores.

Prazo de adesão

  • Concluída esta primeira edição do prêmio, as inscrições permanecerão abertas ao longo de todos os meses seguintes e a participação da empresa se dará pela data de preenchimento do tutorial correspondente ao ciclo anual de premiação. Assim, quando uma empresa se inscrever após a data limite de um determinado ano, sua inscrição será automaticamente considerada para o ciclo seguinte do prêmio, o qual se desenvolverá sempre no último semestre de cada ano. As empresas que se inscreverem antecipadamente, poderão ter seus processos de auditoria e de validação dos resultados antecipados. 
  • As empresas participantes receberão da V2 Consulting um relatório final com sua pontuação, em formato simplificado, para que possa utilizá-lo no planejamento de melhorias de suas práticas e Score de Maturidade em Experiência do Cliente. Este relatório será enviado por e-mail às empresas participantes até 30 de dezembro de 2024.

 

Desclassificação 

  • Os cases que não se enquadrarem às regras estabelecidas serão desclassificados pelo Comitê Organizador, cuja informação será enviada diretamente ao responsável identificado pela inscrição da empresa no processo de Premiação; 
  • Todas as questões consideradas duvidosas serão decididas exclusivamente pelo Comitê Organizador e a Organizadora do Evento, sem interferência externa, sob pena de desclassificação do Case ou Empresa. 

Cerimônia de premiação

  • A entrega dos troféus às empresas vencedoras será realizada em um jantar exclusivo, em Fevereiro de 2025, com organização e coordenação da Grube & Associados.

Comitê organizador

  • O Comitê Organizador responsável pela coordenação de todos os aspectos do processo de avaliação e identificação dos vencedores é formado pelo principal executivo das empresas Grube & Associados, V2 Consulting e ICXI – International Customer Experience Institute.

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A premiação da ClienteSA vai muito além de uma simples celebração. É uma vitrine nacional e internacional para empresas que efetivamente colocam o cliente no centro das suas estratégias!

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